terça-feira, 14 de julho de 2015

14 de Julho - 113 anos de História


O Esporte Clube 14 de Julho nasceu em 1902 no antigo areal onde atualmente está localizado o Parque Internacional, na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera. O clube é o terceiro mais antigo do Brasil em atividade e o primeiro a usar as cores rubro-negras – o Flamengo, rubro-negro mais famoso, foi criado apenas em 1912, antes dessa data era apenas um clube de regatas.
A gurizada estava encantada com o “foot ball”que teria chegado primeiro do lado de lá da Fronteira, sendo conhecido como “pelota pata” pelos uruguaios.
De tanto admirar os times de Rivera, os garotos resolveram montar uma equipe  para confrontar os clubes do país vizinho. Foram fundadores: Pedro Lay, Coriolano Cabeda, Licurgo Cruxen, Armelino Garagorry, Henrique Carvalho, João Caffone, José Ramos, Roberto Calero, Argemiro Zimerman, Julio Sillia e os irmãos Ávila. Sendo escolhido como primeiro presidente Felizardo Ávila.
Em 1909, o time já bem estabelecido, participaria de um torneio em Rivera, a Copa de Plata La France, juntamente com quatro equipes uruguaias (Lavalleja, Tabaré, Uruguayo, 5º de Caballería), consagrando-se campeão da competição e a primeira equipe brasileira a ganhar um torneio de âmbito internacional.
Em março de 1914, surgiu o apelido notório "Leão da Fronteira". A alcunha teria nascido devido a raça dos jogadores do 14 de Julho em um empate em partida amistosa com o Peñarol do Uruguai. Após a partida, os jogadores do Peñarol elogiaram o empenho da equipe santanense, afirmando repetidas vezes que haviam "jogado contra uma equipe de leões desta fronteira".
O apelido pegou em 1919 quando o clube goleou o Internacional por 6 a 2 em pleno Estádio dos Eucaliptos. No dia seguinte, os jornais de Porto Alegre, em especial o Diário de Notícias, estamparam as manchetes com expressão “Leão da Fronteira”. Em alusão a esse episódio, nascia o distintivo do clube, com a figura de um leão.
Um ano depois, em 1920, o jogador santanense Cipriano Nunes da Silveira, conhecido como Castelhano, foi convocado pela Seleção Brasileira para disputar o Sul-Americano no Chile. Mais três gaúchos foram convocados para aquela competição, mas atuavam em clubes de outros Estados.
Ao longo dos seus 113 anos de História, o 14 de Julho construiu uma  trajetória marcada por grandes vitórias, tendo destaque os três tricampeonatos  de municipais (1943/44/45; 1958/59/60 e 1964/65/66), a terceira colocação no Gauchão de 1952 e o vice campeonato da Segunda Divisão Estadual em 1979.

Referências Bibliográficas:  
Livro “100 Años de la Liga Departamental de Fútbol de Rivera” de Marco da Silva Lucas
http://www.arquivodeclubes.com/rs/14livramento.htm

Equipe do 14 de Julho formada por da esquerda pra direita em pé: Trinidad, Diogo,Piche,Breno,Vieira e Caçapava  e agachados : Caveira, Valmir,Luiz Carlos Martins(Motorzinho), Canário e Gitinha -  década de 60.


Foto cedida por José Itagibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário