sexta-feira, 18 de abril de 2014

A História da Pandorga

           Pipas, pandorgas e papagaios ou simplesmente cometas, costumam alegrar o céu da fronteira, sobretudo na sexta feira santa.

VAMOS CONHECER UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


         Sabe-se que nasceram na China antiga por volta do ano 1200 a. C. elas eram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pandorgas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

          Com o passar do tempo tornaram-se uma arte popular que se espalhou pelo Oriente adquirindo um forte significado religioso e ritualístico, sendo usada para celebrar a felicidade, a sorte, p nascimento,a fertilidade e a vitória, exemplo disso são pandorgas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante

         No Brasil, estima-se que as pandorgas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia (Bahia), pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) entre outras denominações.

         Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios.


Por Camila Braz Viscardi

Um comentário:

  1. inscreva-se no meu canal lobanegra aj e um canal bem fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir